Existe seguro de Uber?
Com certeza mais de uma pessoa pensou, quando chamou o motorista pelo aplicativo: será que esse tal de Uber é seguro?
Afinal, você está pegando carona com uma pessoa desconhecida no carro dela. Dá um pouquinho de medo mesmo. Mas apareceu até na Folha que é tranquilo, então você pode confiar, não é mesmo?
No entanto, veja com os olhos do motorista: será que eu estou seguro? Afinal, ele está dando carona para uma pessoa desconhecida em seu próprio carro… Além disso, se acontecer alguma coisa na viagem, ele será responsabilizado.
Por isso, um debate importante é: existe seguro de Uber? A resposta para essa pergunta é complexa, como qualquer assunto de seguro.
Primeiro, para poder dirigir para o aplicativo, a própria Uber já oferece seguro para acidentes pessoais de passageiros, que indeniza danos físicos e materiais sofridos aos usuários do aplicativo. No entanto, esse seguro cobre somente no caso de acidentes em que o passageiros sofra algum dano e não caso aconteça alguma coisa com o carro ou com terceiros.
Para esses casos, o motorista do Uber precisaria de uma cobertura compreensiva (que, refrescando a memória, é aquela que cobre roubo, furto e colisões com perda total ou parcial) ou uma de Responsabilidade Civil Facultativa de Veículos, RCF-V – a famosa cobertura de terceiros.
Fácil, não é? Errado. Você não pode cotar um seguro para Uber como se fosse um seguro para um veículo normal. As seguradoras não aceitam. Afinal, é um outro perfil de risco: carros de passeio não são usados para fins comerciais, portanto rodam menos e expõe o interior somente a pessoas conhecidas.
Por isso, não tente cortar caminho: se você dirige para Uber pelas ruas do Rio de Janeiro, São Paulo e outras cidades, não faça um seguro compreensivo normal. Em caso de sinistros, a seguradora pode recusar o pagamento da indenização.
Isso significa que não existe seguro Uber?
Ao contrário. Com a popularização do serviço entre os usuários, a frota de Uber no Brasil já passa de 10 mil carros. Contando com esse crescimento, algumas seguradoras já estão de olho nesse nicho. Quer saber quais seguradoras aceitam Uber? Entre em contato conosco que te eviaremos algumas opções se seguros que irá atender a sua necessidade.
Caso você já tenha um seguro e vai trabalhar com Uber, você deve comunicar sua seguradora de que você agora usa seu carro para fins comerciais. A seguradora realizará um endosso ou pedirá o cancelamento do seu seguro. Lembrando: não é vantagem esconder da sua seguradora. Você deixará de receber indenização em caso de sinistros caso você não comunique.
AGILIDADE
Solicite uma cotação online e seja atendido com rapidez!
PERSONALIZADO
Iremos oferecer para você uma proposta personalizada de acordo com as suas necessidades.
ATENDIMENTO
Oferecemos atendimento por telefone, e-mail ou whatsapp e
auxilio durante a vigência do contrato.
SEGURADORAS
Trabalhamos com as melhores seguradoras e operadoras do mercado. Mais opção para você!