Dúvidas sobre seguro residencial? Nós te explicamos.
14 de Maio de 2019
Para que serve esse tipo de seguro?
Seu cantinho merece todos os cuidados! Você pode morar em uma casa, sobrado ou apartamento, próprio ou alugado, na cidade, na praia ou no campo. Com o Seguro Residência seu lar fica protegido e ainda recebe um cuidado todo especial.
São diversos coberturas e serviços emergenciais 24h para sua tranquilidade e conveniência, com um excelente custo-benefício.
Entre as eventualidades para as quais se pode conseguir cobertura, estão:
• incêndio;
• roubo;
• furto;
• raio;
• vendavais e outros fenômenos com poder de provocar prejuízos à construção.
Danos a terceiros também podem ter coberturas contratadas, o que aumenta a abrangência e as vantagens de contar com um seguro residencial.
Quais coberturas estão incluídas?
O seguro residencial básico protege o imóvel em três casos:
• incêndio;
• queda de raio;
• explosões.
Essas ocorrências são, necessariamente, cobertas pelo seguro de residência, porém há outras proteções a serem oferecidas a quem faz questão de resguardar seu imóvel. É possível cobrir até mesmo tudo o que há dentro da casa ou do apartamento (como objetos, mobília, obras de arte e outros valores).
Mas é claro que o custo do plano vai depender das coberturas contempladas. Portanto, a apólice será tanto mais cara quanto mais abrangentes forem as proteções por ela proporcionadas.
Como funciona o seguro residencial?
A partir do contrato firmado entre o dono de um imóvel residencial e a empresa seguradora, o bem (de moradia ou veraneio) passa a contar com proteção contra determinadas ocorrências.
Essa cobertura dependerá do plano escolhido — que, como dito anteriormente, pode se limitar ao básico ou abranger outros sinistros. Vale destacar que, além de ofertar proteção contra prejuízos, grande parte dos seguros da atualidade tem o objetivo de agregar comodidades a seus consumidores.
Nesse contexto, as seguradoras disponibilizam pacotes de serviços para o lar, como os de chaveiro, encanador, reparos de aparelhos e mais conveniências — que podem ou não ter custo extra, dependendo de cada empresa.
De que maneira sua contratação é formalizada?
Após escolher o produto que melhor atende ao seu perfil e às necessidades do imóvel, é preciso apresentar uma proposta à seguradora. A empresa, depois de analisar os riscos, dá seu aceite, prepara o contrato e emite uma apólice (ou bilhete) de seguro.
Para ter direito às indenizações previstas, o segurado deve pagar um “prêmio”, valor destinado à seguradora pela proteção proporcionada ao bem. O custo dessa contrapartida financeira está relacionado a diferentes itens, a exemplo dos seguintes:
• localização do imóvel;
• coberturas contratadas;
• uso do imóvel (moradia ou temporada);
• importância segurada.
O que acontece quando é preciso usá-lo?
No caso de ocorrer um evento para o qual há cobertura contratada, a seguradora vai indenizar o dono do imóvel de acordo com a importância segurada — equivalente ao limite estipulado.
Para receber tal quantia, é necessário acionar a seguradora. A partir da formalização do aviso de sinistro e da apresentação dos documentos exigidos, ela tem 30 dias corridos para fazer o pagamento.
Vale ressaltar que, ao contratar um seguro residencial, é preciso dar informações precisas a respeito do imóvel e de como ele é utilizado. Assim, transtornos no momento de receber a indenização são evitados.
Como escolher a opção ideal?
Você analisou como funciona o seguro residencial e acabou por contratá-lo. Pois bem: será preciso fazer mais algumas escolhas, a fim de compor o nível ideal de proteção para seu imóvel.
Nessa fase, diversas alternativas estarão à sua disposição. Como já elencamos anteriormente, as múltiplas coberturas vão da mais básica às mais completas, sendo preciso analisar, em primeiro lugar, a quais riscos sua residência está sujeita. A partir dessa verificação, você perceberá quais proteções são indispensáveis.
Quais coberturas é possível contratar?
Confira, abaixo, algumas das coberturas que você pode adicionar ao seguro residencial.
Roubo/furto qualificado
Prevê indenização em caso de roubo e furto qualificado, sendo esse último caracterizado pelo rompimento de barreira — arrombamento, por exemplo. As principais indicações para tal tipo de cobertura são casas que não pertencem a condomínios, além dos imóveis de temporada, que passam grande parte do ano desocupados.
Responsabilidade civil
O objetivo dessa cobertura é indenizar o segurado caso haja danos, desde que não intencionais, à integridade física ou ao patrimônio de terceiros. O seguro pode ser familiar e cobrir prejuízos decorrentes da ação dos moradores do imóvel, como filhos menores e parentes declarados dependentes do contratante.
A cobertura de prejuízos provocados por empregados domésticos e animais sob a responsabilidade do segurado é garantida por essa modalidade, além de acidentes pessoais dos visitantes (se ocorrerem no imóvel).
Danos elétricos/eletrônicos
Trata-se de uma garantia para a parte elétrica do imóvel e os aparelhos a ela ligados, de forma que, em caso de curto-circuito, você tenha direito a reaver o valor dos objetos danificados. Na contratação desse adicional, tudo o que vai ser segurado, ou seja, eletrodomésticos e demais objetos que funcionam conectados à eletricidade, é cadastrado.
Vendaval, granizo e fenômenos climáticos de natureza semelhante
Essa cobertura é indicada para quem mora ou tem imóvel de temporada em região que apresenta fenômenos climáticos potencialmente prejudiciais. Entre eles, além dos vendavais e da queda de granizo, estão os furacões e outros ventos acima de 54 km/h, como ciclones e tornados.
Que cuidados tomar ao contratar um seguro residencial?
A primeira das precauções ao contratar um seguro para seu imóvel é ler atentamente a apólice antes de assinar. Trata-se de um documento importante, que exige cautela se você quer uma efetiva proteção para seu patrimônio.
Atentar a cada uma das cláusulas, especialmente às que tratam do que está coberto e daquilo que foi excluído do pagamento de indenização, faz parte dos cuidados a serem adotados durante a contratação de um seguro residencial.
Certificar-se da idoneidade da empresa seguradora, de sua estabilidade e do tempo de mercado é uma precaução da qual você não deve abrir mão. Com essas simples medidas, o perigo de se ver às voltas com problemas fica bastante reduzido.
Nós da LEAD queremos ajudar você a cuidar deste bem. Por isso, oferecemos produtos flexíveis, customizáveis e cheios de vantagens, com coberturas para diversos imprevistos.
Enviaremos cotações das nossas seguradoras parceiras para que você possa escolher qual opção de seguro possui as coberturas que você e sua residência precisam para viver com mais tranquilidade!