Qual o melhor SUV compacto para PcD?
30 de Julho de 2019
Já faz algum tempo que a preferência do consumidor brasileiro migrou dos sedãs médios, como Toyota Corolla e Honda Civic, para os SUVs compactos como Hyundai Creta e Nissan Kicks.
Deixaram de privilegiar carros mais compridos e tradicionais para valorizar carros mais altos e inovadores. Com o mercado PcD o movimento foi o mesmo, e para não deixar de atender este público, as montadoras criaram versões peladonas dos modelos vendidos ao grande público.
E os SUVs servem bem a pessoas com deficiência, pois tem bom espaço interno e porta malas razoáveis, que apesar de muitas vezes menores que dos sedãs médios, pelo menos tem a liberdade de poder tirar a tampa do compartimento de bagagem para acomodar eventualmente uma cadeira de rodas ou um andador – talvez por isso mesmo muitos modelos estão abolindo a tampa, além de economizar custos.
Porém, devido à retirada geral dos equipamentos dos SUVs compactos para PcD, ficou difícil escolher um modelo que sirva com folga a todas as necessidades de quem tem limitações.
Afinal, qual o melhor SUV para PcD?
O que a maioria das pessoas que resolve escolher um veículo deste segmento se pergunta é: afinal, qual o melhor SUV para PcD? A resposta é simples: nenhum.
Não há UM carro melhor que todos os outros. Há o carro que melhor atende a determinadas necessidades, que se encaixa em determinado perfil. Cada um dá valor a características e itens do veículo que irão satisfazer suas necessidades pessoais.
Se é jovem, solteiro, não viaja muito e trabalha perto de casa, pode preferir um carro que consuma pouco. Se tem o mesmo perfil, porém viaja muito, vai dar valor a um carro com motor mais forte. E se for casado, já partirá em busca de um que tenha um bom porta malas.
E mesmo pessoas com perfis muito parecidos podem dar valor a itens diferentes, como tecnologia e design, por exemplo. Portanto, não dá para apontar um modelo melhor. Mas dá para comparar modelos com características semelhantes e apontar neles os principais pontos fortes e fracos.
Por isso tem feito tanto sucesso na Internet vídeos de comparativos. Através deles, fica mais fácil identificar que modelo será mais adequado e tomar uma decisão de compra.
Pensando nisso, elaborei planilhas comparativas ressaltando as principais características dos veículos destinados a pessoas com deficiência, ou seja, automáticos ou automatizados abaixo dos R$ 70 mil , que é o limite de isenção de ICMS. A planilha que tem feito mais sucesso é a que compara os nove modelos de SUV compactos abaixo do limite disponíveis para PCD hoje no mercado.
São eles o Hyundai Creta, o Nissan Kicks, o Renault Captur, o Renault Duster, o Jeep Renegade, o Ford Ecosport, o Peugeot 2008, o Citröen C4 Cactus e o CheryTiggo2. Os quesitos que observei nestes modelos foram ficha técnica, segurança, conforto, tecnologia e estética.
O Hyundai Creta PcD se destaca por ter a maior garantia, de cinco anos, enquanto todos os outros oferecem três. Ele também tem um bom conjunto mecânico, graças ao mais forte 1.6 do segmento, com 130 cv, aliado ao competente câmbio automático de seis velocidades. Porém em peso/potência ele não mostra tanto vigor, apresentando o terceiro pior número.
O porta malas do Creta PcD é bem espaçoso, porém devido ao formato não cabe uma cadeira de rodas montada, facilidade que agrada quem a usa. Ele vem bem equipado, com controle de estabilidade e tração (ESP), assistente de partida em rampa (Hill Holder), direção elétrica e piloto automático. Mas não dispõe de mídia nem som, e nem controles de telefone no volante.
O Creta PcD foi o mais “penalizado” na política de retirar itens das montadoras para encaixar estes modelos no limite de isenção, perdeu vários itens estéticos, e até a tampa do compartimento do porta malas. No modelo 2020 perdeu também alto falantes traseiros e sistema start/stop.
Nissan KicksPcD
O Nissan KicksPcD é o mais econômico, anotando incríveis 11,4 km/l na cidade com gasolina de acordo com o Inmetro, tem um bom entre-eixos, o porta malas é o terceiro maior e cabe uma cadeira sem desmontar, tem câmbio CVT, e apesar de ter o motor mais fraco de todos, com apenas 114 cavalos, tem o segundo melhor peso/potência, graças ao baixo peso, é o mais leve do segmento.
Assim como o Creta, o KicksPcD vem com ESP, Hill Holder e direção elétrica, e no modelo 2020 ganhou finalmente o piloto automático, que tanta falta lhe fazia. Não conta com start/stop nem mídia, mas vem com som com bluetooth e USB.
O KicksPcD é uma das opções mais interessantes do segmento, na minha opinião.
Renault CapturPcD
O Captur tem um bom espaço interno, já que tem o maior entre-eixos, e o segundo maior porta malas, com 437 litros cabe uma cadeira montada sem dificuldade. Se destaca em segurança, já que tem quatro airbags, ESP e DRL (LED diurno).
O maior destaque do Captur sem dúvida é a estética, é o SUV compacto mais bonito do segmento segundo diversas avaliações e também na minha humilde opinião. Vem com roda de liga de 16 polegadas, tem piloto automático, Hill Holder e câmbio CVT.
O CapturPcD peca pela direção que é hidráulica, pela falta de som ou mídia e pela ergonomia interna, no volante há apenas os controles do piloto automático e seu acionamento é embaixo do freio de mão, bem complicado, e o painel é bem simples. No conjunto, também considero o CapturPcD uma das melhores opções, colado no Kicks.
Renault DusterPcD
O outro SUV da Renault, Duster, tem o mesmo entre-eixos do irmão e ainda o maior porta malas da categoria, com 475 litros, e cabe bastante coisa sob a cadeira montada. O DusterPcD é o mais barato de todos do comparativo: é seu por menos de R$ 47 mil com as isenções de impostos. Porém, ao contrário do CapturPcD não vem tão recheado.
Falta ao DusterPcD, por exemplo, o piloto automático e DRL. Também ao contrário do Captur, não é tão lembrado por sua beleza e seu visual está bastante datado.
O DusterPcD ainda conta com ESP, Hill Holder e roda de liga. Sofre também da falta de uma direção elétrica e tem a maior desvalorização do segmento. É bom para quem quer economizar e precisa de espaço e porta malas.
Jeep RenegadePcD
O Jeep Renegade tem o motor mais forte do comparativo dos SUVs para PcD, é o único 1.8 e conta com 139 cv. Porém é também o mais pesado, por isso tem o segundo pior peso/potência. A consequência disto é que seu consumo é o mais alto de todos, faz 9,5 km/l na cidade com gasolina de acordo com o Inmetro.
O pacote de itens de série do RengadePcD agrada bastante: tem direção elétrica e o volante multifuncional mais completo e intuitivo, freio a disco nas quatro rodas, ESP, Hill Holder, piloto automático, DRL, start/stop, e, ainda, é o único SUV para PcD que oferece freio de mão eletromecânico, com acionamento por botão. Seu acabamento é muito bom e oferece soft touch no painel.
Mas seu maior pecado como um SUV para PcD entre quem usa cadeira de rodas é o porta malas, que é o menor da categoria com apenas 320 litros. Apesar de não caber a cadeira montada, devido ao formato mais quadrado cabe tirando apenas uma roda.
Em minha opinião, é o SUV para PCD (entre os compactos) com melhor custo-benefício do mercado.
Ford EcoSportPcD
O EcoSport tem o melhor peso/potência da categoria, de 9,16 kg/cv, graças ao eficiente motor 1.5 que rende 137 cv. Vem bem equipado, com ESP, Hill Holder, direção elétrica, volante multifuncional, e no modelo 2020, vem com mídia de 7 polegadas com Android Auto e Apple Car Play.
O volante do EcoSportPcD ajusta em altura e profundidade e o acabamento é acima da média. Sofre do mesmo mal do Renegade, porta malas pequeno, tem 362 litros e não cabe uma cadeira de rodas montada, nem mesmo com uma roda.
Tem o menor entre-eixos , não oferece piloto automático e a desvalorização é maior que a média do segmento. O grande trunfo do EcoSportPcD é mesmo o conjunto mecânico, que traz segurança em retomadas e acelerações.
Peugeot 2008 PcD
O Peugeot 2008 se destaca pela segurança: vem com quatro airbags e freio a disco nas quatro rodas. Recebeu um facelift no modelo 2020 aproximando seu visual dos irmãos maiores, tem interior moderno com volante reduzido e mídia de 7 polegadas com Android Auto e Apple Car Play.
A direção do 2008PcD é elétrica, ele tem piloto automático e seu porta malas, apesar de ser o terceiro menor com 355 litros, cabe uma cadeira de rodas montada devido ao formato. O entre-eixos é o segundo menor entre os SUVs para PcD, mas seus pontos mais fracos são a ausência de ESP e Hill Holder.
O conjunto mecânico é razoável e o peso potência melhor que a média.O 2008 PcD é um carro para quem dá valor à segurança e um interior descolado.
Citroën C4 CactusPcD
O Cactus da Citroën é que tem visual mais moderno entre os SUVs para PcD e bom espaço interno graças ao entre-eixos de 2,60. Sua direção é elétrica e é bem gostoso de dirigir, tem baixo ruído interno e rodar macio.
Entre os itens de série do Cactus PCD, destaque para mídia de 7 polegadas com Android Auto, Apple Car Play e câmera de ré, ESP, Hill Holder e ar condicionado digital.
O CactusPcD não vem com o piloto automático nem volante multifuncional, mas seu ponto mais fraco para mim é o porta malas, além de ser o menor do segmento ao lado do Renegade com 320 litros e não caber uma cadeira montada, a base da tampa é baixa, sendo necessário levantar muito qualquer bagagem que for colocar lá dentro.
É um carro moderno e com interior agradável, bom para quem não precisa se preocupar muito com bagagem.
CaoaCheryTiggo2PcD
O último SUV para PcD da lista, o CaoaCheryTiggo 2, oferece um pacote de itens de série razoável por um valor bem atrativo. Tem mídia de 7 polegadas com conectividade e câmera de ré, tem monitoramento de pneus, volante multifuncional revestido em couro, piloto automático, rodas de liga de 16″, freio a disco nas quatro rodas e DRL.
O preço do Tiggo2PcD fica abaixo dos R$ 50 mil com as isenções. Porém não tem ESP nem Hill Holder, a direção é hidráulica e o câmbio é automático de quatro marchas – este para mim é seu maior ponto fraco.
O motor é 1.5 com apenas 115c v, e o Tiggo2 apresenta a pior relação peso/potência do segmento. Seu porta malas tem 420 litros e cabe uma cadeira montada, porém tem o mesmo problema do Cactus, base alta da tampa, o que dificulta um pouco colocar uma cadeira.
Portanto estão aí as principais características dos SUVs compactos para PCD abaixo de R$ 70 mil. Espero com este artigo facilitar a decisão de compra, de acordo com as preferências pessoais e as necessidades de cada um.
Fonte: https://autopapo.com.br/noticia/qual-o-melhor-suv-para-pcd/