Mitos ou verdades: Seguro auto pode ficar mais caro dependendo da região?
21 de Maio de 2019
Em encontro de amigos é muito comum, quando o assunto é seguro deautomóvel, ficamos pensativos e até mesmo achamos engraçado quando descobrimos que o seguro do amigo que tem um carro igual ao nosso pagou muito mais barato ou caro na contratação do seu seguro.
Sabemos que são muitos os fatores que interferem na elaboração do custo do seguro de um automóvel, entre os fatores são: a faixa etária, modelo do veículo, tipo de cobertura, bônus, etc. No entanto, é com espanto que verificamos que comparados com esses mesmos fatores, ainda assim há diferença de preço de seguro entre pessoas com hábitos, veículo e tipo de contratação semelhante.
A variação do preço do seguro por região é uma das questões mais agressivas na hora de fechar o custo do seguro. Regiões com maior índice de assalto, por exemplo, tem uma taxa de custo muito mais elevada do que aquelas regiões consideradas mais “seguras”.
O mesmo automóvel, com o mesmo perfil de condutor e com as mesmas coberturas pode ter uma diferença no custo do seguro de até 50% dependo da sua região de circulação. E quando se trata de região esse não é o único critério.
Algumas pessoas que residem nas adjacências de grandes centros urbanos, mas trabalham em cidades próximas cujo risco é considerado maior percebem a diferença de preço no seu seguro somente por esse fator. Ou seja, se a região onde o veículo pernoita é uma região onde o índice de roubos é pequeno, o seguro tende a ser mais barato do que quem tem um veículo que pernoita em uma região onde o índice é alto.
No entanto, se essa mesma pessoa que reside numa região favorável trabalhar na região onde o risco é elevado, isso será considerado na cotação de seu seguro.
Dentro das grandes cidades, como São Paulo e Rio de Janeiro, nas quais a violência urbana é considerada muito elevada, o custo do seguro varia de um bairro para o outro sob o mesmo critério: bairros com menor risco têm uma taxa menos agressiva que os bairros de maior risco.
‘’Em São Paulo o preço de um seguro de carro para um mesmo perfil de segurado e um mesmo modelo de veículo pode variar até 278% em bairros da cidade de São Paulo. É o que aponta um levantamento do site comparador de preços.(Fonte Porto Seguro)’’
Os parâmetros utilizados pelas seguradoras são dados oficiais com origem nos registros de furtos e roubos, mas cada uma pode, além desses dados, ter uma experiência própria, o que também faz o preço do seguro variar.
Isso significa que se a taxa de uma determinada região é muito alta, o custo do seguro de veículos que pernoitam por ela pode ser diferente de uma seguradora para outra. Essa diferença se deve ao fato de a carteira da seguradora A, apesar de ter contratos localizados na região de risco, apresenta poucos registros de sinistro comparado à carteira da seguradora B.
Desta forma o agravo ou desconto percebido numa cotação de seguro com relação à região vai depender muito de fatores acessórios e de dados estatísticos, o que inclusive pode mudar de um período para outro caso a região tenha uma melhora ou piora significativa relativo aos dados de risco.
Sabendo disso, em sua próxima cotação de seguro não deixe de comparar o custo e as condições entre várias seguradoras, pois mesmo que sua região não seja a mais favorecida, ainda assim é possível encontrar uma seguradora que pode ampará-lo por um custo mais competitivo.
Temos especialistas em seguros e parcerias com as melhores empresas do ramo. Além disso, nossa equipe de atendimento é experiente e sempre atualizada com todos os dados que ajudarão você a tomar a melhor decisão para seu bolso e sua vida.
Nós da LEAD buscamos pra você os melhores planos e coberturas para atender as suas necessidades! Solicite agora uma proposta!