Seguro de Viagem - O que você precisa saber para uma viagem perfeita.
30 de Abril de 2019
1 – O que é o seguro viagem?
Ele é um produto que garante cobertura em diversas situações e imprevistos que possam acontecer durante o período que você estiver viajando. Grande parte dos planos inclui coberturas médicas e odontológicas, que costumam ser muito caras, principalmente fora do país, ajuda financeira e jurídica, repatriação em caso de falecimento e assistência caso haja extravio de bagagens por parte da companhia aérea, além de outras coberturas adicionais que podem enriquecer o seu plano.
2 – Qual a diferença entre seguro de viagem e assistência de viagem?
Os dois serviços são chamados comumente de seguro viagem. Porém é preciso estar atento na hora de pesquisar e de fechar o contrato. Na prática, a principal diferença está em quem pagará pelo serviço no momento que for utilizado. é uma questão de quem desembolsará o pagamento.
O seguro viagem prevê que o viajante pague todas as despesas médicas do próprio bolso e depois solicite o reembolso à seguradora (dentro dos limites de valores estabelecidos em contrato). Para isso, será necessário apresentar comprovantes de despesas médicas, laudos, notas fiscais e tudo mais que possa confirma o atendimento. É burocrático e pode trazer muita dor de cabeça. A vantagem é os viajantes poderem escolher qualquer lugar para ser atendido, independente de fazer parte da rede conveniada do seguro.
A assistência viagem funciona de maneira diferente. O atendimento será todo arcado pela seguradora contratada (claro que dentro dos limites previstos no contrato). Diferente do seguro viagem, a assistência viagem prevê que o segurado deve entrar em contato com a empresa contratada antes de receber o atendimento. A seguradora então indicará um local para que o atendimento seja realizado e o segurado não precisará desembolsar nada. Todo o pagamento será arcado pela seguradora. A desvantagem é a obrigatoriedade de ser atendido no local indicado, salvo casos de emergência.
É importante dizer que muitas seguradoras vendem os dois serviços no mesmo pacote, assim você estará garantido de toda maneira. É fundamental saber essa informação no momento da contratação do serviço para não passar aperto depois.
3 – Por que devo fazer um seguro de viagem?
O planejamento que envolve a viagem, realmente, é muito importante. Definir qual o destino, os pontos turísticos que serão visitados, preparar a mala, escolher as passagens, separar dinheiro... Mas, e o seguro viagem? Já entrou na sua lista de prioridades?
Quase sempre despercebido, o seguro viagem pode, salvar a sua viagem. Não é incomum que imprevistos ou acidentes aconteçam, mas quando eles ocorrem longe de casa, em um lugar desconhecido, têm grandes chances de serem ainda piores. Sem contar o fato de que o que era para ser diversão pode se tornar dor de cabeça. Por isso, a contratação de um seguro viagem se faz tão necessária.
4 – Por quanto tempo devo contratar o seguro viagem e quando a contratação deve ser feita?
O viajante deve contratar o seguro com, no mínimo, o mesmo tempo de duração da viagem. Como atrasos de companhias aéreas e imprevistos podem acontecer, sugerimos que o contrato seja feito por dois dias a mais, ou seja, dois dias após a data programada para o retorno. Assim você estará garantido!
A contratação pode ser feita até mesmo de véspera, especialmente no caso de contratos realizados pelo site das empresas. Quase todos os contratos têm preços originais em moeda estrangeira, por isso, fique atento à cotação do dólar e do euro na hora de fechar o contrato.
5 – Como contratar um seguro de viagem?
O seguro de viagem não é destinado apenas a viagens internacionais. Você poderá contratar o serviço também para viagens dentro do Brasil. Porém, como muitos brasileiros têm plano de saúde, esse serviço não é tão comumente contratado.
Os seguros de viagem podem ser contratados em empresas especializadas em seguro, nos da LEAD SEGUROS podemos te ajudar.