Seguro de vida: o que é, para que serve e como funciona
03 de Janeiro de 2019
Uma vida com mais qualidade e tranquilidade pode ser totalmente alcançada com um seguro de vida. Saiba por que no texto a seguir:
O dia a dia pode ser vivido das mais variadas formas. Independentemente de como você tem levado a vida, é certo que você passa por momentos alegres e outros nem tanto. Alguns estão mais ligados ao passado, enquanto outros vivem mais no presente. Ao mesmo tempo, ainda há as pessoas mais preocupadas com o futuro.
Você, por exemplo, se encaixa em qual contexto? Não existe uma maneira correta de viver, uma vez que não estamos falando de uma fórmula exata ou uma receita de bolo. Por isso, é válido pensar que, além de você, também existem outras pessoas à sua volta, como esposa ou marido, filhos, pais, sobrinhos e por aí vai.
A partir dessa realidade, pensar em um seguro de vida pode ser uma ótima ideia para você ter mais tranquilidade em relação a você e às pessoas que ama. Como existem muitas dúvidas em relação a esse assunto, preparamos este texto em que explicaremos o conceito de seguro de vida e como ele funciona. Confira!
O que é o seguro de vida?
O seguro de vida é um contrato entre uma empresa — geralmente, uma seguradora — e o beneficiário, que prevê um pagamento em dinheiro em caso de morte do contratante. Isso, porém, é apenas um dos pontos de um seguro, que vai muito além dessa questão. Além da morte, os seguros de vida preveem indenizações em situações como:
• Despesas médicas, hospitalares e odontológicas;
• Invalidez;
• Diárias de incapacidade temporária;
• Diárias por internação hospitalar;
• Auxílio ou assistência em caso de funeral;
• Em caso de doenças graves (como câncer, AVC ou infarto agudo do miocárdio).
Esse tipo de seguro ainda pode ser integrado a questões complementares, como quitações de dívidas, seguro de viagem ou residencial, cobertura de despesas educacionais, entre outras. Isso quer dizer, portanto, que existem coberturas que vão muito além da indenização da família.
Por que procurar um seguro de vida?
Hoje em dia, cada vez mais pessoas estão buscando por um seguro de vida porque, principalmente, elas perceberam que trata-se de um alicerce para a segurança financeira do beneficiário e dos membros da sua família.
Por meio do seguro, caso alguma coisa aconteça, será possível, por exemplo, ter tranquilidade para a quitação de uma casa ou a conclusão da faculdade dos filhos.
O que fazer antes de contratar um seguro de vida?
Antes de bater o martelo com alguma seguradora, é essencial que a pessoa se certifique de algumas questões. Entre as principais delas, destacamos:
• É totalmente aconselhável checar se a seguradora tem credibilidade no mercado e se tem condições de arcar com o tratado, caso o serviço precise ser efetivado;
• Também é preciso que a pessoa entenda de forma profunda sobre todas as coberturas que estão incluídas no seguro a ser contratado;
• Da mesma forma, é necessário ter total atenção às exclusões. Por isso, é preciso verificar aquilo que o seguro de vida não cobre. Geralmente, não estão incluídas questões como os desportos radicais, incluindo algumas doenças e baixos níveis de incapacidade.
O que a seguradora deve informar ao cliente?
Como não poderia deixar de ser, é essencial que a seguradora transmita algumas informações aos seus clientes no momento de eles contratarem o serviço. Entre as informações que precisam ser evidenciadas, destacamos:
• Todas as coberturas e os eventuais prêmios;
• Quando e se existir, o rendimento mínimo garantido;
• Falar sobre valores de eventuais reduções, resgates e penalizações;
• Destacar os encargos e quando eles serão cobrados;
• Ressaltar o regime fiscal, o que inclui possíveis benefícios;
• Frisar quais são os valores de referências, a fim de calcular o capital, no caso de um contrato de capital variável;
• Informar sobre a quantidade de unidades de participação, no caso de um contrato de capital variável;
• Identificar quais são os ativos representativos (por exemplo, se são títulos de ações ou dívidas), no caso de um contrato de capital variável;
Por que existem diferentes tipos de seguro de vida?
Da mesma forma que há diversas mudanças no planejamento financeiro, dependendo da fase da vida, por exemplo, também há vários tipos de apólice de seguro de vida. Eles, necessariamente, suprem necessidades diferentes, dependendo das circunstâncias da vida e da idade da pessoa. Geralmente, os principais tipos de seguros são dois, que são chamados de “permanentes” e “por prazos”.
Eu preciso mesmo contratar um seguro de vida?
Se você chegou até aqui, é muito provável que esteja se perguntando se um seguro de vida é uma escolha ideal para você. A resposta é sim, principalmente se você tem um perfil de responsabilidade em relação a si e às pessoas que estão à sua volta.
Embora quase todos os adultos precisem contratar um seguro, existem algumas exceções. Geralmente, são três categorias de pessoas que não precisam tanto de um seguro. São elas:
• Jovens, solteiros e sem dependentes;
• Adultos que criaram seus filhos, que agora são independentes;
• Pessoas que contam com recursos financeiros de sobra, que sustentaria a família depois de uma morte.
Nesse sentido, portanto, se você tem pessoas (como cônjuge, filhos, irmãos, pais idosos e outros) dependendo dos seus rendimentos e você ainda não é rico, pode ter certeza que é o perfil ideal para contratar um seguro de vida, que poderá ser muito útil em algum momento.
Considerações finais
Nossa ideia com este texto, acima de tudo, é esclarecer sobre as possíveis dúvidas que possam existir em relação ao seguro de vida. Claro que você pode pensar que se planejar para questões tão adversas, como no caso de uma morte, é algo muito desagradável. No entanto, ao mesmo tempo, é uma questão que faz parte da vida e, como dissemos, pode ser muito útil e confortável.
Caso você decida pelo seguro, a melhor escolha depende das suas necessidades e metas financeiras. Entender o que sua família mais precisa lhe dará o poder de assegurar um bom futuro para todos aqueles que você ama, ainda que isso aconteça depois da sua partida.
Se você está em um momento no qual precise contar com um bom seguro de vida, entre em contato com a gente. Estamos preparados para entender as suas necessidades e oferecer as melhores soluções.
Photo by Laercio Cavalcanti