Veja porque você deve contratar seguro para eletrônicos.
04 de Junho de 2019
Hoje ficou mais do que comum clientes procurarem e contratarem seguros para seus smartphones, tablets, notebooks, câmeras e filmadoras. Para saber qual modalidade contratar depende de quanto está disposto a gastar. O custo varia de acordo com o valor da nota fiscal do aparelho e as coberturas.
Um plano básico abrange prejuízos de quebra, queda, amassados e arranhadura, provocados por incêndio, raio, explosão e colisão de veículos, por exemplo. Já em um plano intermediário, garante a indenização por roubo e furto nessa cobertura básica, além de cobrir outros danos materiais.
As seguradoras disponibilizam a proteção contra furto e roubo e danos elétricos como coberturas adicionais, assim como a garantia internacional, que dá direito à extensão do seguro fora do Brasil. Além de oferecer como plano de maior abrangência apenas o que cobre riscos de danos elétricos (vai depender da seguradora escolhida).
São essenciais no seguro de eletrônicos as coberturas de danos materiais (incêndio, raio, explosão e acidentes de causas externas) e roubo e furto, como também prejuízos elétricos. Quem opta em contratar o seguro para o aparelho de celular em operadoras de telefonia móvel, tem disponibilidade de algumas dessas coberturas. No entanto, é preciso prestar atenção no valor da franquia nessas lojas, porque é fixo em 25% sobre o preço do aparelho.
Recomendamos ficarem atentos às condições da apólice para evitar surpresas desagradáveis, caso precise acionar o seguro. É o caso da carência por exemplo. Antes de assinar o contrato, observe também a abrangência geográfica e os riscos excluídos, cuja lista costuma ser grande.
Entre os itens que não são cobertos estão defeito de fabricação, corrosão e ferrugem. A seguradora pode ainda se recusar a proteger o seu equipamento. Ela tem prazo de 15 dias para dar a resposta negativa e informar o motivo por escrito. Porém, passado esse período sem manifestação, a sua apólice foi aprovada.
Em caso de sinistro, você precisa telefonar para a central de atendimento da seguradora. Feito isso, envie a documentação solicitada (nota fiscal e boletim de ocorrência, por exemplo) à empresa. Aprovada a indenização, você deve pagar a franquia para receber o valor em até 30 dias após o pedido.
Para a contratação do seguro para produtos novos, basta apresentar a nota fiscal em até 72 horas após a emissão. Em outros casos, a cobertura pode ser solicitada por meio de uma vistoria do prestador de serviço credenciado pela seguradora e sem qualquer despesa adicional.
Seu seus smartphone, tablet, notebook, câmera e filmadora é sua ferramenta de comunicação e de trabalho, seu companheiro de todas as horas. Com o seguro para eletrônicos da você não corre o risco de ficar sem o aparelho se algum imprevisto acontecer. Você protege seu celular em todo o País e, se quiser, pode contratar a cobertura de garantia internacional e deixar seu smartphone seguro até fora do Brasil.