Você sabe para onde vai o dinheiro das multas que são pagas?
03 de Setembro de 2019
Eliminar radares e acabar com a “máfia da multa” é uma das pautas caras ao presidente Jair Bolsonaro, que nesta quinta (15) determinou a retirada dos radares móveis das rodovias federais já na semana que vem e continuar sua batalha na justiça contra os fixos. Mas você sabe qual o destino do dinheiro arrecadado com as multas aplicadas no trânsito?
Cinco por cento do valor arrecadado deve ser depositado mensalmente no Fundo Nacional de Segurança e Educação de Trânsito (FUNSET), órgão sob a responsabilidade do Denatran.
O restante fica sob a responsabilidade de Sistema Nacional de Trânsito, que deve aplicar o dinheiro, de acordo com o CTB, “exclusivamente, em sinalização, engenharia de tráfego, de campo, policiamento, fiscalização e educação de trânsito”.
Semáforos consertados? Placas novas? O dinheiro para essa manutenção vem das multas, que cobre as despesas de sinalização. Treinamento e equipamento para as Polícias responsáveis pela fiscalização no trânsito também vem daí, assim como os recursos que sustentam a Junta Administrativa de Recursos de Infração (JARIs), os Conselhos Estaduais de Trânsito, o Conselho de Trânsito do Distrito Federal e os Centros de Engenharia de Tráfego.
O outro foco do investimento do dinheiro arrecadado pelas multas é a educação, que inclui campanhas publicitárias e educativas, cursos e palestras e atividades nas escolas.
Desde o ano passado, ficou determinado por uma portaria do Denatran que os Estados devem publicar na internet o quanto foi arrecadado com a cobrança de multas de trânsito. Só no estado de São Paulo, a soma recolhida com multas aplicadas pelo Detran local chegou a quase R$ 250 milhões.
Confira alguns benefícios em contratar seguro auto:
Cobertura contra Roubo e Furto
Com um Seguro de Veículos, seu bolso ficará protegido contra o risco de um roubo ou furto. Caso seu automóvel seja roubado e não seja encontrado, você é indenizado pela sua seguradora de acordo com a porcentagem da Tabela Fipe determinada na sua apólice.
Cobertura contra Batidas e Acidentes
O seguro também indeniza em caso de batidas, capotamentos, derrapagens e outros acidentes. Nesse caso, a seguradora ficará responsável por pagar o valor do conserto, descontada a franquia. A indenização pode ser parcial ou total, dependendo do dano.
Cobertura de Incêndio e Eventos Naturais
O Seguro de Automóveis também cobre Danos da Natureza como aqueles causados por enchentes, alagamentos, inundações, vendaval, granizo, furacão e mais, além de incêndios e explosões. Algumas seguradoras incluem limpeza.
Responsabilidade Civil de Terceiros
Em caso de acidentes em que você seja responsável, o Seguro Auto oferece cobertura para danos materiais e danos corporais decorrentes de acidentes com terceiros.
Assistência 24 Horas
As seguradoras oferecem diferentes pacotes nas suas Assistências 24 Horas, com serviços diversos que variam desde assistência em casos de pane elétrica ou pane seca, problemas mecânicos, serviços para sua residência e até descontos em serviços.
Serviço de Guincho para várias distâncias
Nossas seguradoras parceiras oferecem serviço de guincho e reboque com diferentes opções de quilometragem que você pode personalizar, incluindo opções sem limite de quilometragem. Assim, você pode levar carro de na sua oficina de confiança.
Carro Reserva com diferentes opções
Caso algum sinistro faça você ficar sem carro, as seguradoras parceiras oferecem serviço de Carro Reserva com diferentes opções de modelos e prazos para escolher no momento da contratação desta cobertura. Escolha entre populares, de luxo, com ar ou não, etc.
Conte com outras Coberturas Adicionais
Além de todos os serviços e coberturas acima, o seu seguro pode oferecer muito mais para o seu conforto e proteção. Entre as diversas opções, você pode contar com extensão de perímetro, coberturas para blindagem, acessórios, kit-gás, vidros e muito mais.
E muitas outras vantagens!
Lembrando que os benefícios diferem de acordo com cada seguradora.