Você sabe quem nomear como condutor principal em seu seguro auto?
17 de Setembro de 2019
O condutor principal no seguro de carro
Quando o seguro auto é contratado, o consumidor precisa preencher um formulário de avaliação de risco, indicando quem é o condutor principal.
Outros dados como o local de tráfego do veículo e onde ele é mantido estacionado no dia a dia, também são solicitados.
Com base nessas informações, os riscos de sinistro são definidos pela seguradora.
Isso quer dizer que o perfil do motorista como a idade do indivíduo, estado civil, profissão, histórico de direção e outros, serão avaliados.
E, quanto maior o risco de sinistros de um condutor, maior o custo do prêmio da proteção.
Assim como o modelo do carro, ano de fabricação, equipamentos de segurança que ele possui e outros itens e coberturas a serem contratadas.
Todas essas informações juntas tornarão a definição do valor do seguro auto possível.
O condutor principal é sempre a pessoa que dirige o carro em 85% do tempo em que ele circula ou mais.
Se estivermos falando de um carro que pertença a família e mais de duas pessoas utilizem, então aquele que passa mais tempo com ele deverá ser nomeado o condutor principal.
Os outros condutores neste caso deverão ser inseridos na apólice como condutores adicionais.
Assim caso um motorista que não o condutor principal se envolve em um sinistro, acidente, a cobertura do seguro estará garantida.
O que acontece se um condutor diferente for nomeado no seguro auto?
É extremamente comum encontrar segurados que mentem em seus formulários de risco das seguradoras.
Geralmente, isso acontece porque existe a intenção de economizar no valor final do prêmio da apólice.
Através de “pequenas mentiras” ou omissões, eles constantemente conseguem preços mais baixos como o esperado.
Como no exemplo já citado, em que os pais geralmente colocam o seguro em seus nomes, pois sabem que o valor do prêmio será inferior.
Isso mesmo que os filhos sejam os motoristas principais.
Afinal, quanto mais jovem o motorista, menos experiência ele possui ao volante, e maiores as chances de se envolver em um acidente.
Em situações deste tipo, em que o perfil incorreto é informado, a seguradora poderá negar a indenização.
Isso vale para casos em que existe a omissão do local de estacionamento, estado civil dos condutores, local de tráfego ou endereço do usuário, e mais.
Tudo isso porque, se houver um sinistro, a seguradora certamente irá investigar o ocorrido para realizar o pagamento da indenização.
E, se durante essa investigação ela constatar que as informações fornecidas na contratação do seguro auto não estão de acordo com a realidade, o segurado terá sérios problemas.
O menor dos problemas neste caso é que, se a empresa comprovar que foram fornecidas informações falsas no formulário, de forma intencional, para benefício do segurado, ela poderá, respaldada pela lei, se negar a ressarcir os danos causados pelo sinistro.
Ou seja, o menor dos problemas é perder o direito a cobertura contratada.
Além desses problemas as empresas de seguro podem cancelar a apólice do segurado, sem nenhum reembolso dos valores já pagos e, até processar o segurado.
Afinal, ao fornecer informações falsas, o consumidor comete uma fraude.
Este é o motivo da negativa da indenização.
Caso deseje, a seguradora poderá processar o usuário pelas irregularidades.
Por isso, quando for contratar um seguro auto, preencha o formulário com atenção, e fornecendo todas as informações de modo fiel à realidade.
Caso perceba inconsistências após a assinatura do contrato, você poderá entrar em contato com a empresa e fazer um endosso do seguro.
O endosso também deve ser feito caso os dados mudem, como após a troca de endereço residencial do segurado.
Confira alguns benefícios em contratar seguro auto:
Cobertura contra Roubo e Furto
Com um Seguro de Veículos, seu bolso ficará protegido contra o risco de um roubo ou furto. Caso seu automóvel seja roubado e não seja encontrado, você é indenizado pela sua seguradora de acordo com a porcentagem da Tabela Fipe determinada na sua apólice.
Cobertura contra Batidas e Acidentes
O seguro também indeniza em caso de batidas, capotamentos, derrapagens e outros acidentes. Nesse caso, a seguradora ficará responsável por pagar o valor do conserto, descontada a franquia. A indenização pode ser parcial ou total, dependendo do dano.
Cobertura de Incêndio e Eventos Naturais
O Seguro de Automóveis também cobre Danos da Natureza como aqueles causados por enchentes, alagamentos, inundações, vendaval, granizo, furacão e mais, além de incêndios e explosões. Algumas seguradoras incluem limpeza.
Responsabilidade Civil de Terceiros
Em caso de acidentes em que você seja responsável, o Seguro Auto oferece cobertura para danos materiais e danos corporais decorrentes de acidentes com terceiros.
Assistência 24 Horas
As seguradoras oferecem diferentes pacotes nas suas Assistências 24 Horas, com serviços diversos que variam desde assistência em casos de pane elétrica ou pane seca, problemas mecânicos, serviços para sua residência e até descontos em serviços.
Serviço de Guincho para várias distâncias
Nossas seguradoras parceiras oferecem serviço de guincho e reboque com diferentes opções de quilometragem que você pode personalizar, incluindo opções sem limite de quilometragem. Assim, você pode levar carro de na sua oficina de confiança.
Carro Reserva com diferentes opções
Caso algum sinistro faça você ficar sem carro, as seguradoras parceiras oferecem serviço de Carro Reserva com diferentes opções de modelos e prazos para escolher no momento da contratação desta cobertura. Escolha entre populares, de luxo, com ar ou não, etc.
Conte com outras Coberturas Adicionais
Além de todos os serviços e coberturas acima, o seu seguro pode oferecer muito mais para o seu conforto e proteção. Entre as diversas opções, você pode contar com extensão de perímetro, coberturas para blindagem, acessórios, kit-gás, vidros e muito mais.
E muitas outras vantagens!
Lembrando que os benefícios diferem de acordo com cada seguradora.