É obrigatório contratar seguro de vida para colaboradores?
04 de Fevereiro de 2019
Contratar seguro de vida para colaboradores. Essa é uma dúvida de muitos empresários. No entanto, essa alternativa oferece segurança tanto para os funcionários e seus familiares quanto para o próprio empregador.
Mas você sabe o que é esse seguro, quais são as obrigações legais do empregador, como contratar o produto e de que maneira isso vai beneficiar seus funcionários e a sua empresa? Neste post vamos explicar tudo isso. Ficou interessado no tema do nosso artigo? Então, acompanhe!
O que é o seguro de vida para colaboradores?
O seguro de vida para colaboradores é uma modalidade de seguro em grupo. Ele é destinado para empresários e funcionários das corporações. O objetivo é oferecer proteção para o capital humano da empresa e seus familiares.
Além de figurar como proteção para o trabalhador, o seguro de vida agrega valor à companhia, pois as empresas que oferecem esse tipo de benefício são as que mais têm candidatos interessados em integrar a equipe.
Quais são as obrigações legais do empregador?
É importante ressaltar que o seguro de vida é facultativo para várias organizações. No entanto, algumas delas precisam contratar este tipo de produto. E como saber se a sua empresa deve contratar o seguro de vida para colaboradores? De maneira geral, as Convenções Coletivas de Trabalho são os documentos que determinam essa obrigatoriedade para o empresário.
Além disso, as convenções abordam questões relacionadas a outras modalidades e que englobam acidentes pessoais e planos de saúde previdenciários e odontológicos. Entre os segmentos do mercado que precisam contratar o seguro de vida para colaboradores destacamos:
Vale lembrar que cada Estado tem sua Convenção Coletiva. Por isso, o ideal é que você como empresário analise qual é a obrigatoriedade na sua região de atuação. Porém, é preciso frisar que muitas empresas que não são obrigadas a oferecer o seguro de vida para colaboradores optam pelo produto porque ele é uma estratégia de fidelização e motivação da sua equipe.
Portanto, mesmo que sua companhia não tenha que disponibilizar o plano, o ideal é que você busque informações no mercado e avalie de que maneira o serviço pode trazer vantagens diretas ou indiretas para a produtividade e a segurança do seu negócio.
Como contratar seguro de vida para colaboradores?
Você pode contratar o seguro de vida em diferentes planos e modalidades. O que realmente muda é o tamanho e o alcance de cada um. Sendo assim, ao decidir o plano é fundamental que o empresário procure dados no mercado e tenha conhecimento a respeito do seu funcionamento.
Como o contrato é firmado entre a empresa e a seguradora, o colaborador não tem qualquer influência ou controle sobre o contrato. Por isso, o gestor pode negociar as regras e a cobertura que irá contratar.
As corporações podem oferecer o seguro de vida em grupo, que pode ou não ser combinado ao seguro coletivo de acidentes pessoais. Além disso, o benefício tem a possibilidade de extensão ao cônjuge e aos filhos. Entretanto, isso ficará a critério do contratante.
De que maneira as empresas podem se beneficiar ao contratar o seguro?
O seguro de vida garante a tranquilidade dos colaboradores, principalmente aqueles que exercem funções de alto risco. Além disso, ter o seguro é importante não só na hora do falecimento, mas também é uma assistência no caso de uma emergência durante viagens de trabalho, em caso de doenças crônicas ou até mesmo por ocasião de incapacidade do colaborador.
Outra vantagem para o empresário é que o seguro de vida atrai e retém novos talentos com um custo baixo para a organização. Em outras palavras, o gestor não precisa fazer grandes aplicações financeiras para implementar o seguro de vida na companhia. Por isso, ele traz muitos benefícios para o empreendimento.
Além de valorizar o capital humano, o seguro de vida em empresas que adotam o regime tributário do Lucro Real pode ajudar na dedução do Imposto de Renda. E isso, muitas empresas não sabem que é possível.
Por que existem diferentes tipos de seguro de vida?
Um dos principais benefícios do seguro de vida para o colaborador é a segurança. O funcionário se sente mais seguro quando sabe que a família terá o apoio necessário caso aconteça um imprevisto. Além disso, se a cobertura englobar casos de invalidez e afastamento do trabalho, o trabalhador poderá contar com uma segurança extra.
Sem contar que todos os benefícios citados refletem de maneira positiva na produtividade do time, ajudando ainda mais a empresa reter talento. Assim, ao focar na segurança, a corporação contribui para o bem-estar dos funcionários disponibilizando um tipo de vantagem que faz diferença na vida dos seus colaboradores e familiares.
Como utilizar o seguro de vida para motivar os funcionários?
O seguro de vida é uma das melhores ações adotadas para promover e valorizar funcionários. Quando você demonstra preocupação com os empregados e seus respectivos familiares isso mostra o quanto a sua empresa é humana. Como já falamos no início deste artigo, esse é sem dúvida um ponto de destaque para angariar bons profissionais dentro do mercado.
Os profissionais tendem a se sentir mais amparados pelas companhias que pensam e agem com a devida atenção ao bem-estar do capital humano.Essa valorização é positiva sob inúmeros pontos de vista. Desde o auxílio para aumentar o engajamento até o aumento da produtividade, passando pelos resultados positivos da empresa. Entretanto, como você pode ver, todos lucram.
Como você observou neste artigo, é importante contratar o seguro de vida para colaboradores, mesmo se a sua empesa não for obrigada a oferecer o produto. Pois, os funcionários veem com bons olhos a organização que se preocupa com eles e assim preferem continuar na empresa.
E aí, gostou do nosso artigo? Quer mais informações sobre como contratar seguro de vida para colaboradores? Entre em contato com a nossa empresa e tire suas dúvidas!
Photo by Laercio Cavalcanti